Cidades gaúchas atuam contra a dengue

Por Jonathan da Silva

Diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul têm realizado ações de combate à dengue. Com a alta da dengue no começo de 2024, prefeituras de municípios de diversas regiões e o governo do estado têm monitorado pontos de risco, bem como aplicado inseticidas e larvicida contra o mosquito Aedes aegypti. O Rio Grande do Sul soma quatro óbitos por dengue em 2024, até o momento.

Estância Velha, no Vale dos Sinos, que já pulverizou pontos estratégicos de risco e utilizou drones para encontrar focos do mosquito Aedes aegypti, realiza neste fim de semana um mutirão de limpeza para combater a dengue. Na semana anterior, Dois Irmãos realizou a aplicação de inseticida em escolas estaduais e municipais da cidade antes do retorno dos estudantes às aulas. Novo Hamburgo e Montenegro também já realizaram ações com inseticidas. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul tem aplicado larvicida em bairros do município desde o começo da semana e no sábado, o bairro a receber a ação será o Centro. Na serra, Gramado iniciou na quarta-feira (21) a instalação de armadilhas ovitrampas (tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito).

Ainda na tarde da quarta-feira (21), os integrantes da força-tarefa da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul se reuniram no auditório da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Frederico Westphalen, com gestores de saúde dos municípios do noroeste do estado. Na reunião sobre ações contra a dengue, estiveram presentes representantes de Alpestre, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra e Vista Gaúcha. Tenente Portela é a cidade do estado mais afetada pela doença até o momento.

Reunião sobre a dengue no noroeste do estado

Foto: Divulgação | Fonte: Assessorias
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.