Casa Brasil, em Londres, leva brasilidade a evento britânico

Por Amanda Krohn

O evento Casa Brasil, ocorrido em Londres entre os dias 25 de agosto e 7 de setembro, reforçou a brasilidade no mercado britânico. A iniciativa foi realizada em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades setoriais que mantêm projetos de apoio à internacionalização com a agência. O sistema de Moda esteve presente com os projetos Brazilian Footwear, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados); Fashion Label Brasil, da Associação Brasileira dos Estilistas (Abest); Texbrasil, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); e Precious Brazil, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

A ativação do setor de Moda – The best of Brazilian Fashion comes to UK – aconteceu no dia 4 de setembro, com 22 marcas e oito dos principais influencers britânicos que, juntos, somam mais de 400 mil seguidores somente no Instagram. Além de usar calçados, roupas e acessórios brasileiros, os criadores de conteúdo puderam experimentar o melhor da culinária e cultura brasileira. “A Casa Brasil Londres foi uma experiência de imersão a diversos setores da indústria e agronegócio brasileiros e, a moda, claramente não podia ficar de fora. Foi de suma importância o ‘Fashion Day’ na programação da Casa, apresentando a moda brasileira de forma diversa e plural e em sua integralidade, desde calçados, acessórios e vestuários em diversos estilos. Uma ação que certamente impactará e ampliará a visibilidade da moda brasileira no consumidor britânico”, destaca a gestora de projetos setoriais do complexo Moda na ApexBrasil, Mariele Christ.

Para a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, a iniciativa foi bastante produtiva no sentido de proporcionar uma imersão completa do consumidor britânico não somente na Moda, mas no Brasil. “Os visitantes ficaram fascinados com a alegria, as cores e as estéticas diferenciadas dos nossos produtos. A ação com os influenciadores foi muito interessante, pois apresentou nossos calçados nos pés de criadores muito conceituados no País. Certamente, as marcas participantes colherão os frutos dessa participação”, avalia.

Ativação

Uma das marcas de calçados participantes foi a Anatomic Shoes, que produz calçados masculinos em Franca/SP. Para a diretora da empresa, Moema Pimentel, a iniciativa foi positiva, especialmente pela ambientação, que remetia à experiência da brasilidade e atraiu o interesse do mercado local. “Ainda estamos mensurando o engajamento proporcionado pelo trabalho com os influenciadores, mas as expectativas são positivas. Esperamos que o burburinho gerado tenha efeito no mercado do Reino Unido, um dos principais no exterior para a Anatomic”, comenta.

A head de Branding da Linus, Olívia Araújo, ressalta que a ativação na Casa Brasil é uma espécie de modus operandi da empresa paulista, que no mercado brasileiro sempre buscou trabalhar o marketing junto a influenciadores que proporcionem engajamento nas redes sociais. “Realizamos esse trabalho com sucesso aqui no Brasil desde 2019 e agora buscamos, com o apoio do Brazilian Footwear, replicar para a expansão na Europa, mais especificamente no Reino Unido”, destaca Olívia, acrescentando que atualmente a Linus está presente localmente no canal e-commerce. “Sobre a ação, percebemos que os consumidores que acompanham os influenciadores já estão entrando em contato conosco, o que vai nos auxiliar na expansão naquele mercado”, conclui.

Influenciadores

Não foram somente as empresas participantes e o público visitante da Casa Brasil que saíram satisfeitos com a ação. Para o influenciador Domain Esdale, a experiência foi bastante positiva. “Aprendi tudo sobre o Brasil, sobre sua cultura e estilo de vida. Realmente aproveitamos a interação proporcionada pelo projeto, tanto com os consumidores quanto com outros criadores locais”. A influenciadora Yasmin Bright faz coro, ressaltando que nunca esteve em um evento como o da Casa Brasil. “Achei o conceito multissensorial uma ideia inovadora para compartilhar todos os aspectos do modo de vida brasileiro. Foi fantástico!”, avalia.

Participaram da ação The best of Brazilian Fashion comes to UK os criadores Sincerely Oghosa (@sincerelyoghosa), Marj Moore (@whymarj), Yasmin Bright (@yasminbright), Nicole Russell (@nicolerusssell,), Eva (@whatevawears), Amy Moore (@amymoorex), Domain Esdale (@domain_esdale) e Cassandra (@lovecass).

Marcas

Estavam presentes na casa, com o apoio da ApexBrasil e os projetos setoriais, as marcas Amarjon, Anatomic Shoes, Art’Ouro, Bia Brazil, Blue Man, Catarina Mina, Despi, Ipanema, Linus, Mafalda, Maria Pavan, Melissa, Paola Vilas, PatBo, Paula Torres, Rio de Sol, Sabine Arias, Savelli, The Paradise, Vitor Zerbinato, Vluxo e Yukio.

Sobre o Fashion Label Brasil

Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 17 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Nossa proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, como feminino e masculino, moda praia, activewear, calçados e acessórios, joias e bijuterias, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.

Texbrasil e Precious Brazil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1,6 mil marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Em 20 anos, o Texbrasil já realizou mais de 7 mil ações, incluindo quase 450 edições de feiras internacionais.

O Projeto Setorial Precious Brazil é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brazil) que visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Atualmente, o projeto atende cerca de 181 empresas do setor localizadas em regiões distintas do Brasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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