Um aplicativo para cadastrar as pessoas que estão nos abrigos oficiais de Canoas foi criado pela prefeitura do município através do CanoasTec. A iniciativa tem como objetivo quantificar e traçar um perfil dos assistidos, além de habilitar o acesso da população a programas sociais de todas as esferas. Os servidores da administração municipal percorrem os pontos de acolhimento, coletam dados, fotografam os abrigados e colocam uma pulseira de identificação.
Após a coleta dos dados, será desenvolvido um sistema que reunirá informações sobre todos os atendimentos feitos pelo município para as vítimas das enchentes. As informações obtidas estão sendo cruzadas com a Secretaria Estadual de Segurança, através da Brigada Militar e da Polícia Civil, com o objetivo de auxiliar na identificação de desaparecidos.
O questionário foi construído seguindo orientações do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão do Governo Federal. “Esse trabalho vai agilizar o acesso a serviços e programas que serão promovidos, fundamentais para essas pessoas que tiveram grandes perdas. Também é uma importante medida para auxiliar as forças de segurança na identificação e procura por desabrigados”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas, Melchiades Neto.
Questionamentos que são feitos para a população
- Nome
- Gênero
- CPF
- RG
- Telefone
- Data de nascimento
- Nome da mãe
- Endereço
- Bairro
- Abrigo
- Data do acolhimento
- Data de saída do acolhimento
- Alimentação especial? Qual?
- Medicamento contínuo? Qual?
- Necessidades especiais? Quais?
- Animais? Quantidade de Cães
- Animais? Quantidade de Gatos
- Animais? Outros
- Menores junto? Quantidade de menor 0 a 2
- Menores junto? Quantidade de menor 3 a 7
- Menores junto? Quantidade de menor 8 a 12
- Menores junto? Quantidade de menor 13 a 17
- Sem adulto responsável
- Pessoas maiores junto
- Procurando alguém?
- Benefício BPC
- Benefício Bolsa Familia
- Situação de rua
- Gestante
- Deficiente
- Observações
- Data do Registro