Os 75 anos de trajetória do Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas) foram celebrados em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores do município na noite desta quinta-feira (15). Proposta pelo parlamentar Raizer Ferreira (PSDB), a atividade homenageou a entidade, que recentemente foi rebatizada como Sindilojas Vale Germânico após estender sua base para as cidades de Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga.
Na tribuna, Ferreira destacou que a solenidade foi uma oportunidade de reconhecer a importância e a história da entidade que, segundo ele, tem sido crucial para o desenvolvimento econômico da região. “Fundado em 18 de julho de 1949, o Sindilojas Vale Germânico surgiu em um momento chave para Novo Hamburgo, que começava a se destacar como capital nacional do calçado. Desde então, a entidade tem se modernizado continuamente, oferecendo serviços como análise de crédito, certificado digital, plano de saúde, sempre adaptando-se às necessidades dos associados. A mudança de nome reflete uma ampliação a sua atuação e compromisso renovado com os municípios que atende”, declarou o vereador do PSDB.
Para o parlamentar, a entidade tem sido pioneira ao longo dos anos em questões como a lei do livre horário do comércio, a Reforma Trabalhista de 2017 e a luta contra o comércio informal e a pirataria. “Sua missão de representar o comércio varejista com excelência e seus valores de transparência e inovação são uma prova do seu impacto positivo na região”, enfatizou Raizer Ferreira.
A presidente da mesa, representando o chefe do legislativo, Gerson Peteffi (MDB), Semilda Tita (PSDB), considera a instituição um pilar para o varejo da região. “Desde 1949, o Sindilojas tem sido um defensor incansável de interesses dos lojistas promovendo crescimento e a capacitação do setor. Sua trajetória é marcada por conquistas que fortaleceram o comércio local e, consequentemente, a nossa comunidade”, destacou a vereadora na cerimônia.
Após entrega do quadro comemorativo, o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Jacques Müller, presenteou os vereadores presentes com um pin comemorativo aos 75 anos da entidade. Ao agradecer a homenagem, Müller enalteceu o trabalho da diretoria e dos colaboradores da instituição, além de recordar três datas que considera relevantes. “Por que me reporto a esses três anos? 1824 foi o marco zero da imigração alemã. Com suor, trabalho e muito esforço fez com que o Vale do Sinos tivesse essa prosperidade que nós temos. Hoje, uma região que muitos cobiçam poder estar, porque aqui se trabalha. Aqui a gente luta”, ressaltou o presidente da entidade, que citou ainda 1927, ano da emancipação de Novo Hamburgo, e 1949, ano da instalação do Sindilojas. No período, segundo ele, os comerciantes tanto trabalharam que sentiram a necessidade de trazer uma entidade que tivesse uma representação local, estadual e nacional.
Ainda em seu discurso, o dirigente ressaltou ações em benefício tanto para as empresas associadas quanto para a sociedade. Entre elas, como forma de minimizar o impacto ambiental dos negócios, o plantio de 225 mudas de árvore, três para cada ano da entidade. Por fim, Müller divulgou palestra com o ator, escritor, produtor e diretor Miguel Falabella, “Onde estás, felicidade?”, que acontece no dia 7 de setembro, 20h, no Teatro Feevale.