Brasil possui 102 indicações geográficas e 14 são produtos únicos do Rio Grande do Sul

Por Marina Klein Telles

Desde a última quinta-feira, dia 17, debateu-se em Gramado, as potencialidades e a importância da valorização dos produtos com indicação geográfica (IG) e seus produtores. As discussões são protagonizadas por profissionais nacionais e internacionais com experiências no assunto e por pequenos produtores que apresentam a realidade em suas propriedades e na fabricação de seus produtos.

Em 2002 o setor vitivinicultura da Serra Gaúcha – o Vale dos Vinhedos – foi o primeiro a receber a certificação de Indicação Geográfica no Rio Grande do Sul (RS) e no Brasil. Após 20 anos, o país já possui 102 indicações, reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no país. “O Sebrae RS está muito identificado com o turismo, a pequena empresa é totalmente orientada ao segmento, os destinos, a capacitação e qualificação são pautas que nós não podemos abrir mão de trabalhar junto ao poder público e com empreendedores. E esse evento acolhe novos produtos e novas ideias”, enfatizou Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS.

Até domingo, na Rua Coberta de Gramado, o Connection Terroirs do Brasil reuniu 27 indicações geográficas. Além disso, os seis biomas brasileiros estão representados. Nesta manhã os assuntos debatidos no palco do Palácio dos Festivais foram: Como transformar territórios e produtos únicos em objetos de desejo global – A Estratégia de Posicionamento da Itália; Biodiversidade e Sustentabilidade – a economia verde e os novos valores do consumidor moderno e A Cozinha de Terroir – singularidade, originalidade e mercado.

O Rio Grande do Sul é o Estado anfitrião do evento que tem a realização da Rossi & Zorzanello e correalização do Sebrae. Conta com patrocínio da Prefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoio das entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis é a rede hoteleira oficial e a Adyltelecon é a internet oficial do evento. Mais informações em connectionexperience.com.br e @connection_experience.

Foto: Rafael Cavalli/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.