Brasil conquista maior premiação da história no concurso

Por Marina Klein Telles

Não é de hoje que os vinhos e espumantes brasileiros alcançam excelente resultado no Concurso Internacional de Vinhos e Licores – Vinus, sempre realizado em Mendoza, na Argentina. Este ano não foi diferente. Aliás, a 20ª edição realizada nos dias 4 e 5 de agosto, conferiu o maior número de premiações aos rótulos brasileiros da história do concurso. Foram 84 Medalhas, sendo 14 de Ouro Duplo, 48 de Ouro e 22 de Prata.

O 20º Concurso Internacional de Vinhos e Licores – Vinus 2023 reuniu 589 amostras de 15 países, com destaque para a Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia e Inglaterra. Além da revelação das medalhas conferidas, ficou para o dia 15 de setembro a divulgação dos Grandes Campeões de cada categoria. São 10 categorias, sendo elas: Campeão Internacional VINUS 2023, Campeão dos Vinhos Tintos – Prémio Raúl Castellani, Campeão dos Vinhos Brancos, Campeões Espumantes Brancos, Campeões Espumantes Rosé, Campeão Tinto Jovem, Melhor Série de 5 vinhos em competição, Campeões Destilados não vínicos e TOP 10 vinhos com melhores pontuações.

O concurso integra o World Wine Ranking 2024 (www.wawwj.com). Representaram o Brasil, os enólogos Bruno Motter, Valter Joel Ferrari e André Donatti. Para Ferrari, participar do Vinus foi uma ótima oportunidade de entender diferentes estilos de produtos por se tratar de um concurso internacional. “Tive a certeza que o Brasil está desempenhando um ótimo nível em suas amostras enviadas. Além, é claro, da troca de experiências com outros enólogos de diferentes países”.

Para Motter, o Vinus é uma referência na América Latina. “Este concurso se tornou uma ferramenta importante para os vinhos brasileiros. Ao participar dele, conseguimos testar a produção nacional perante aos concorrentes sul americanos. O Brasil sempre se sai muito bem mostrando seu potencial e vocação, tanto para espumantes quanto para vinhos”, destaca, complementando que a experiência permitiu comprovar que a tendência de vinhos frescos e frutados com respeito aos terroirs está cada vez mais consolidada. Já Donatti, ressalta a organização do concurso, seja na programação, seja no time de degustadores. “O expressivo número de amostras revela a importância e relevância do concurso que também foi muito proveitoso diante dos debates que proporcionou em cada júri, tornando a experiência ainda mais significativa”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.