Atleta formado pelo Projeto Nosso Vôlei é campeão pela Seleção Brasileira

Por Felipe Schwartzhaupt

Mais um talento santa-cruzense desponta no cenário do esporte nacional. Giovani Faccin, de 19 anos, cria do Projeto Nosso Vôlei, conquistou nesse mês o título dos Jogos Universitários Pan-Americanos da modalidade vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Na ocasião, a canarinho, representada pelo time masculino de vôlei da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), sagrou-se campeã com cinco vitórias em cinco jogos. O torneio foi disputado na cidade de Mérida, no México.

Estudante do quarto semestre de Educação Física da Unoesc, Faccin conheceu o esporte através do projeto social Nosso Vôlei. A iniciativa consiste em oportunizar a jovens entre sete e 17 anos, da rede pública estadual ou municipal de ensino da região, o contato com o esporte. “Conheci o projeto através do professor Chico e comecei a gostar do vôlei ali mesmo. Com certeza foi algo muito importante pra mim e também é para todas as crianças das comunidades que passam pelo Nosso Vôlei.”

Desde então, Giovani foi evoluindo e se destacando. Com 2 metros de altura, o atleta atua como central, e celebra, além do título internacional, o amadurecimento na carreira. “Foi uma honra, uma sensação única representar a Seleção Brasileira. Enfrentamos um campeonato muito difícil, clima muito quente e com uma bola que não estávamos acostumados, mas felizmente nos sagramos campeões.”

O título do Pan deu ao Brasil a vaga nos Jogos Universitários Mundiais, que ocorrem ano que vem, na China. Com objetivo de seguir carreira no vôlei, mas sem abandonar os estudos, Faccin também vai disputar a Superliga B em 2023. Ele irá atuar pela Aprov/Chapecó, com apoio da Unoesc, a partir de janeiro. No último fim de semana, ele visitou a família em Santa Cruz e participou de um treino do Nosso Vôlei.

Nosso Vôlei

Com o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas por meio do esporte, o Projeto Nosso Vôlei surgiu em outubro de 2009. Neste período, muitos resultados foram obtidos, como redução da evasão escolar, motivação e novas perspectivas de vida, participação em competições, disseminação de valores do esporte, entre outros.

A participação é gratuita e destinada aos alunos, entre 7 e 17 anos, da rede pública estadual ou municipal de ensino da região. Os treinos acontecem de terça-feira à sexta-feira, na Sociedade Ginástica, em turno inverso ao escolar, divididos por faixas etárias.

A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), empresas locais, pessoas físicas, Sociedade Ginástica e mantenedora do Colégio Mauá.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.