Amprotabaco apresenta nova diretoria do biênio

Por Marina Klein Telles

A cada dois anos, os prefeitos membros da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) se reúnem para assembleia de eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal da entidade. Na segunda-feira, 20 de março, o grupo definiu, em reunião híbrida realizada em Santa Cruz do Sul, a nova diretoria para a gestão 2023-2024.

Fundada em 8 de novembro de 2013, a entidade passou a representar e defender os municípios produtores de tabaco em diversos fóruns. Guido Hoff, nomeado secretário executivo da entidade, anunciou a nova diretoria aprovada por unanimidade pelos membros participantes e que será novamente liderada por Marcus Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu (RS).

Pegoraro falou sobre a oportunidade de representar a entidade por mais dois anos e elencou alguns dos desafios da próxima gestão. “Em um cenário de antagonismo diante da proximidade de mais uma Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), precisamos que os prefeitos sejam protagonistas na defesa da cadeia produtiva, enfatizando a importância econômica e social do produto para nossas comunidades”, ressaltou o diretor.

O prefeito de Canguçu, ainda relembrou que em 1997, antes de a cidade se tornar referência na produção de tabaco, a arrecadação era de apenas R$ 6 milhões. “Hoje, já ultrapassa os 220 milhões e vemos que é o pequeno produtor de tabaco que fortalece o comércio e investe em construção civil, ou seja, gera retornos para além do meio rural. Defender essa receita é nosso dever e a Amprotabaco tem esse papel”, comentou o presidente da AmproTabaco reeleito.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os prefeitos e reforçou a importância da Associação, especialmente em ano de COP, momento em que a cadeia produtiva costuma ser fortemente atacada. “O trabalho da Amprotabaco será extremamente importante neste período que promete ser de muitos ataques ao setor.. A continuidade deste trabalho que é feito por prefeitos, de forma apolítica e visando exclusivamente a defesa de toda a cadeia produtiva, será de grande valia”, disse Schünke cumprimentando a nova diretoria.

Benício Werner, presidente da Afubra, também se manifestou, ressaltando a importância da Amprotabaco no enfrentamento do movimento anti tabaco. “Quando a Amprotabaco foi idealizada, ficamos muito satisfeitos porque ganhamos mais um aliado, com força política, na defesa da cadeia produtiva. As campanhas antitabagistas nos atingem diretamente e precisamos de outros interlocutores em Brasília que façam essa defesa de forma veemente, em favor dos produtores e dos trabalhadores nas indústrias”, ressaltou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.