Ações internacionais são fundamentais para exportações de calçados

Por Gabrielle Pacheco

As exportações de calçados brasileiros têm as ações comerciais no exterior como aliadas fundamentais. No ano passado, eventos internacionais garantiram quase US$ 200 milhões, somando negócios efetivados in loco e alinhavados, 20% do total exportado pelos calçadistas nacionais.

No primeiro semestre de 2018 já foram realizadas cinco ações no exterior que geraram US$ 63,5 milhões em negócios efetivados e iniciados nos eventos. As ações são realizadas por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Devido aos lançamentos das coleções de primavera-verão, o segundo semestre gera uma expectativa positiva para as exportações. Nessa época, serão realizadas mais oito ações internacionais: Showroom em Paris, Missão Comercial Rússia, Expo Riva Schuh/Itália, IFLS/Colômbia, Colombiamoda/Colômbia, FN Platform/EUA , Showroom Colômbia e theMicam/Itália.

Mantido desde o ano 2000, o Brazilian Footwear é o braço internacional da Abicalçados e tem auxiliado na qualificação das exportações. Desde a primeira assinatura do convênio, o número de destinos passou de 99 para 150 países.  Atualmente o Programa conta com mais de 200 empresas associadas que respondem por cerca de 80% do valor gerado pelas exportações de calçados, que alcançaram US$ 1,09 bilhão em 2017.

Foto: Divulgação | Divulgação: Assessoria
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