Ações de resgate foram prioridade do Gabinete de Crise em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva

A articulação de ações de resgate e o salvamento de pessoas ilhadas nos municípios foram as prioridades do primeiro dia de funcionamento do Gabinete de Crise avançado instalado em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Durante a maior parte desta quinta-feira (2), a operação de aeronaves ficou bastante prejudicada pela instabilidade climática e, em algumas situações, ocorreu sob condições que tornaram a ação das forças de segurança do estado verdadeiros atos de heroísmo.

Liderando a base avançada instalada no Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) de Santa Cruz do Sul, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) conduziu pela manhã uma reunião com representantes de todas as instituições envolvidas e, ao longo do dia, conversas online e por telefone com prefeitos e lideranças de associações regionais.

O Gabinete de Crise manteve monitoramento em tempo real das mudanças de condições para decolagens e sobrevoo nas diversas localidades com população ilhada, aproveitando cada janela de oportunidade. “Em algumas situações, nosso efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil realizou hoje voos aqui na região mesmo sem condições de teto e baixíssima visibilidade. Felizmente, conseguimos efetivar vários resgates. Parabenizo a bravura desses servidores que nos inspiram a seguirmos firmes no auxílio à população”, destacou o vice-governador.

O foco das ações foi centrado no resgate imediato das famílias ilhadas nas áreas próximas a Santa Cruz do Sul, estendendo-se para localidades da região Central, Centro-Serra, Quarta Colônia e Baixo Vale do Taquari.

À tarde, houve necessidade de mobilização extraordinária dos veículos de comunicação da região para alertar a população quanto ao rompimento parcial da barragem 14 de julho, em Cotiporã. Além de publicações em redes sociais, o vice-governador concedeu entrevistas ao vivo para rádios locais frisando a necessidade de evacuação imediata de áreas de risco em municípios que margeiam o curso do Rio das Antas.

No fim da tarde, uma atualização sobre as ações foi repassada à imprensa em entrevista coletiva. Em Sinimbu, houve a chegada de um gerador de energia para dar início ao restabelecimento de operações do hospital da cidade. A partir de sexta-feira (3), serão iniciados os trabalhos de limpeza e recomposição da unidade.

Gabriel Souza informou também que o governo estadual solicitou à Força Nacional do SUS a instalação de um hospital de campanha no município de Estrela, no Vale do Taquari, para suprir a demanda da região, já que o Hospital Estrela está com os serviços comprometidos em razão da enchente.

Foto: Joel Vargas/Ascom GVG/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.