Abrigos e Doações: Saiba os pontos de doações nas cidades da região

Por Marina Klein Telles

As fortes chuvas que vêm atingindo a região do Vale do Sinos e do Paranhana estão causando transtornos em todos os municípios. O Rio dos Sinos, que passa pelos bairros Barrinha e Vila Rica, está subindo rapidamente e já atingiu o nível de 6,3m nesta manhã, quatro metros acima do nível normal, que é 2,8m.

A Defesa Civil informa que o volume da água deve seguir aumentando durante o dia, podendo atingir as casas mais próximas do leito na noite desta sexta-feira. Em julho de 2020, quando ocorreu a última cheia, o nível do rio chegou a 7,35m e casas foram atingidas.

Para ajudar a quem precisa, doe nos pontos de coleta municipais

Dois Irmãos

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Dois Irmãos informa que estabeleceu o Ginásio do Colégio Imaculada Conceição (Rua Gramado, 525, Centro) como o ponto de assistência às famílias atingidas pela enchente causada pelo ciclone extratropical. Com a parceria da instituição particular de ensino, o local será a referência para quem precisa de apoio e para quem puder realizar doações.

O Departamento de Assistência Social do Município comunica que podem ser doados: travesseiros, colchões, cobertas e roupas, além de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas diretamente no ginásio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Secretaria de Desenvolvimento Social, (51) 3564-8875 ou no (51) 9 9972-3131.

Campo Bom

O prefeito Luciano Orsi, que visitou os locais mais afetados de Campo Bom, destaca que “este é um momento de união, para garantirmos a segurança e conforto dos desalojados pelas chuvas e retomarmos a normalidade o mais breve possível. Uma força tarefa já foi montada e está operando para ajudar os atingidos”, ressalta Orsi.

A Secretaria de Desenvolvimento Social já está preparando o Ginásio Municipal (Av. Adriano Dias, 720 – I, Campo Bom) para receber as pessoas que necessitarem de abrigo durante o final de semana, com a colocação de colchões, travesseiros e preparo da alimentação. No mesmo local, estão sendo recebidas doações de roupas e itens de higiene. Os principais itens requisitados são roupas masculina e infantil.

A Secretaria de Obras disponibiliza um caminhão para remoção de móveis caso necessário. Duas famílias já estão desalojadas e foram para casa de familiares, devido ao desmoronamento de muro sobre uma residência e a queda parcial de outra casa. Há também árvores caídas e diversos pontos de alagamentos em todos os bairros. O transporte para quem precisar é realizado por meio de um ônibus cedido pela Secretaria de Educação. Mais informações ligue para (51) 3597 1202 ou (51) 9 9803 3629.

Estância Velha

As doações já estão sendo recebidas no Ginásio da Igreja Católica, no Centro de Estância Velha. Podem ser doados: Alimentos, colchões, cobertores, material de higiene e de limpeza.

Sapiranga

Doações estão sendo recebidas pela Assistência Social e também no Ginásio do Centro Municipal de Educação Doutor Décio Gomes Pereira (R. Pres. Kenedy, 2222 – São Luiz, Sapiranga). Podem ser doados: Alimentos, colchões, cobertores, material de higiene e de limpeza.

Novo Hamburgo

Em pronunciamento, a Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, fez apelo aos cidadãos para que aujudem as famílias que perderam suas casas nesta sexta-feira. “Estamos passando por um momento delicado. Por isso, a Prefeitura de Novo Hamburgo convida a população a se solidarizar com as famílias hamburguenses atingidas pelas chuvas históricas”, pede.

O ponto de coleta será na Fenac, na Rua Araxá, n° 505, das 9h às 18h, inclusive no sábado e no domingo. Os voluntários pedem que sejam doados principalmente colchões, cobertores, roupas, sapatos, material de higiene pessoal e material de limpeza.

AMO Criança

Famílias atendidas na AMO Criança foram atingidas pelo alagamento proveniente da constante chuva na região do Vale dos Sinos. No momento estamos acolhendo as necessidades e acompanhando o contato entre as famílias e a Defesa Civil dos municípios.
Pedimos o apoio emergencial com materiais de higiene pessoal e limpeza, conforme abaixo:
– Álcool para limpeza 70%
– Água sanitária
– Detergente de louça
– Esponja de louça
– Esponja de aço
– Desinfetante/Multiuso
– Papel Higiênico
– Sabonete
– Shampoo
– Sabão em pó/líquido
Algumas famílias necessitarão de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos. Solicito que possíveis doadores destes itens entrem em contato conosco, para organizarmos o repasse.
Telefones 51 3582-4800 e 51 99978-5987 (Serviço Social).

Fotos: Lucas Unser/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.