59% dos brasileiros consideram cancelar os serviços de streaming caso os preços aumentem

Por Stephany Foscarini

A premiada agência Sherlock Communications publicou a nova edição do Relatório de Streaming na América Latina em 2021. Segundo a pesquisa exclusiva, conduzida pela plataforma Toluna com mais de 3.000 pessoas em seis países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México), 57% das pessoas na região consideram cancelar assinaturas caso as plataformas de streaming aumentem suas taxas mensais.

A preocupação com os custos se mostrou um fator muito expressivo em toda América Latina. E esses dados foram apoiados por 41%, afirmando que tinham assinado um novo serviço em 2021 devido a uma oferta especial. Isto é um aumento considerável (52%), considerando que apenas 27% dos entrevistados disseram o mesmo em 2020.

Com a pandemia, o relatório também aponta que este ano muitos latino-americanos reduziram o número de plataformas de streaming que assinam. Quando olhamos para os brasileiros, 59% deles afirmaram que considerariam cancelar esse serviço caso o valor das assinaturas aumentasse.

Às vezes, podem haver até 30 ou 40 opções diferentes para escolher. O custo pode ser um fator importante para as pessoas na região, e nossa pesquisa mostra que aumentar as taxas de assinatura pode ser uma escolha arriscada, a menos que inclua uma boa oferta, como um conteúdo novo e exclusivo”.

O sócio-gerente da Sherlock Communications, Patrick O’Neill, comenta que o mercado de streaming pago se tornou competitivo na América Latina. “Às vezes, podem haver até 30 ou 40 opções diferentes para escolher. O custo pode ser um fator importante para as pessoas na região, e nossa pesquisa mostra que aumentar as taxas de assinatura pode ser uma escolha arriscada, a menos que inclua uma boa oferta, como um conteúdo novo e exclusivo”.

O que motiva as assinaturas e os cancelamentos

Um fato bastante relevante que motivou as assinaturas de streaming foi a necessidade de manter as crianças entretidas, segundo 27% das pessoas na América Latina – no ano passado, 22% dos latino-americanos responderam o mesmo, marcando um crescimento de 23%. Esse também foi um motivo citado por 24% dos brasileiros.

Mas o que mais chama a atenção de toda a região são os lançamentos de produções muito esperadas: 63% citou esse como o principal motivo que o levaria a assinar uma nova plataforma; 57% dos brasileiros disseram o mesmo.

Outros 52% revelaram que a disponibilidade de novos episódios de seus programas favoritos motivaram a escolha da plataforma. Mas, os latino-americanos não querem apenas ver conteúdos internacionais: 32% relataram que a disponibilidade de conteúdo de qualidade em seu idioma seria um fator de decisão sobre quais plataformas consumir.

O conteúdo é de extrema importância para as pessoas na região e, no Brasil, 33% disseram que considerariam cancelar as assinaturas se seus programas favoritos não estivessem mais disponíveis e 59% se houvesse um aumento no valor das assinaturas. Outros 33% disseram que o conteúdo desatualizado seria um desestímulo e poderia motivá-los a procurar outra fonte para suprir as necessidades de entretenimento em casa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

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