10º Festival do Japão RS ocorre em Esteio pela primeira vez e faz sucesso

Por Marina Klein Telles

O Festival do Japão RS, maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul, chegou em sua 10º edição com o tema “Oiwai – celebração”. A Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, Anime Buzz e Ninja Produtora promoveram  o evento nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, maior parque de exposições do estado, local onde tradicionalmente é realizado a Expointer, com entrada gratuita e atrações e atividades culturais para toda a família.

Oiwai – Celebração

Com muitos motivos para comemorar, o evento apresentou a temática “oiwai” (祝), que significa “celebração”. Há uma década, o evento inspira e compartilha a cultura japonesa com a população gaúcha, além de manter as tradições dos antepassados para as futuras gerações. O simbolismo da celebração é representado pelo “Noshi”, um tipo tradicional de origami festivo que expressa bons votos e longevidade, marcando datas especiais na cultura japonesa. A comemoração integra o público e oferece diversos shows, atrações e exposições culturais, oficinas e workshops e o melhor da culinária japonesa em três dias de eventos, com atividades para toda a família.

Experiências Culturais Japonesas

O Festival do Japão RS desde a sua primeira edição valoriza e oferece diversas experiências da cultura japonesa como atrações típicas de karaokê, danças folclóricas japonesas, apresentações de tambores japoneses (taikô), artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai (árvore cultivada), ikebana (arranjos florais), shodô (caligrafia japonesa), origami (dobradura), mizuhiki (arte com nós) e jogos japoneses.

Anime Buzz

A parceria, que faz parte deste evento desde a primeira edição, proporcionou mais uma vez, um espetáculo da cultura pop para os fãs de games, séries, animes e mangás orientais. O espaço integrou o evento dedicado aos cosplayers, admiradores e entusiastas da cultura japonesa.

Gastronomia Japonesa

A experiência gastronômica japonesa será destaque do festival, com pratos tradicionais que incluem sushi, tonkatsu, tempurá, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), lámen, guioza, karaage (frango frito) e muito mais. Os visitantes poderão se deliciar com uma ampla variedade de que refletem a rica culinária japonesa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.